Notícias

Curta Caicó leva sessão de cinema para a zona rural, neste final de semana

Distrito de Laginhas e comunidade do Sagugi terão mostras de filmes seridoenses na sexta (21) e sábado (22), a partir das 19 horas

A interiorização do audiovisual é uma das missões do Curta Caicó, desde a sua primeira edição. E fazendo jus a essa premissa, o festival está levando sessões de cinema para a zona rural de Caicó. Hoje (21), é a vez do Distrito de Laginhas. Já a sessão do sábado (22) acontece na comunidade do Sabugi. Ambas as sessões começam às 19 horas.

Quem já recebeu o projeto foi a comunidade do Umari, na mostra realizada na sexta (14). Um dos filmes exibidos foi “Sertão Bruto”, da Trapiá Filmes. O curta-metragem, dirigido por Lourival Andrade, teve cenas filmadas naquela comunidade, o que chamou a atenção do público presente que foi conferir o resultado.

A sessão na comunidade do Umari foi celebrada pela Pró-reitora Adjunta de Extensão da UERN, Anairam de Medeiros, que é natural da comunidade. “Ter o sítio Umari, coirmão do sítio Manhoso, onde nossas famílias residem, recebendo o Curta Caicó, é motivo de muita alegria, é ter a certeza da excelência do trabalho das pessoas que estão à frente do Curta Caicó, e que elas sabem da importância da interiorização do conhecimento artístico”, ressaltou.

Diego Vale, produtor executivo do festival, destaca a alegria em compartilhar filmes produzidos no Seridó com as comunidades da zona rural. “É impressionante como as pessoas se identificam com as histórias que estamos levando. As pessoas se reconhecem na tela do cinema e enxergam que o audiovisual é uma arte possível”.

Diretor do festival, Raildon Lucena aponta que o festival segue cumprindo sua missão de formar público, promover qualificação profissional e fomentar a economia criativa, no segmento audiovisual. “Com isso, seguimos firmes em nosso propósito de tornar o Seridó um polo de produção audiovisual”, ressaltou.

O “Curta Caicó na Zona Rural” é uma realização da Agência Referência, Governo Federal e Ministério da Cultural, com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc e apoio do município de Caicó e Secretaria Municipal de Educação.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Márcio Lima

Graduado em Letras, professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura e Língua Inglesa na Educação Básica de Caicó/RN. Coordenador do projeto educacional Inteligentes, junto à Rede Municipal de Ensino de Jaguaruana/CE. Possui mais de 20 anos de experiência na Educação Básica, como professor, coordenador e gestor escolar. Atua, ainda, na formação continuada de professoras e professores.