A quinta edição do Curta Caicó recebeu um total de 813 inscrições. O evento foi realizado no período de 03 a 08 de outubro, com seleção de 86 curtas-metragens exibidos na zona rural e urbana de Caicó.
As produções escolhidas foram divididas em mostras, entre as quais se destacam: Nacional, Potiguar, Seridó e Nordeste. O festival também contou com mostras paralelas temáticas que homenageiam antigos cinemas de Caicó: Cine Alvorada (curtas fantásticos e futuristas), Cine Pax (diversidade), Cine Rio Branco (infanto-juvenil) e Cine São Francisco (filmes iversitários). Nesta edição, o festival também contou com a Mostra Foco, voltada para jornalistas e odutores de conteúdo do RN.
As mostras também se estenderam pelo SESC Seridó e pelas universidades locais – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Medicina (UFRN), Instituto Federal do RN (IFRN Campus Caicó), Faculdade Católica Santa Teresinha e UNP. Além disso, um dos destaques da programação foi a mostra itinerante Kurta na Kombi, que possibilitou a chegada de parte de programação a zonas rurais e locais mais distantes do centro de Caicó.
Além dos filmes selecionados pelo festival, foram exibidos dois fi lmes convidados: “A Última Praga de Mojica”, de Cédric Fanti, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira e “Marte Um”, de Gabriel Martins.
Com apoio do Governo do RN e Fundação José Augusto, o festival lançou o circuito de oficinas “Documentando”, realizado nas seguintes escolas públicas de Caicó: Escola Estadual Zuza Januário, a Escola Estadual Padre Edmund Kagerer e a Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim.
As ofi cinas “Documentando” foram ministradas pelo professor Marlon Meirelles, que é cineasta e possui larga experiência na didática do ensino audiovisual e que já ministrou oficinas em vários estados. A ofi cina teve como resultado fi nal a produção de um curta-metragem por escola.
Os filmes selecionados para as mostras competitivas concorreram a prêmios concedidos pelo júri ofi cial do festival em várias categorias. Houve ainda o prêmio da crítica concedido pela ACCIRN (Associação de Críticos de Cinema do RN), em todas as mostras.
O festival também concedeu dois prêmios especiais: um de distribuição concedido pela Tarrafa Audiovisual aos vencedores das mostras Nacional e Potiguar, além de um prêmio em serviços de pós-produção concedido pela Místika, no valor de R$ 5.000,00.
O 5º Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação. O festival contou com atrocínio do Governo do RN, Fundação José Augusto e Programa Cultural Câmara Cascudo e das empresas Eletrocenter, MC Telecom Revendas TIM, Seridó Plast e Supermercado Santa Rita.
O evento também contou com apoio do Sistema Fecomercio, através do SESC RN, além dos seguintes apoios culturais: ACCIRN, Bobox Produções, Cardume, Cineland, Místika, Tarrafa Produtora, Terraço Gastrobar e UEPB.
Graduado em Letras, professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura e Língua Inglesa na Educação Básica de Caicó/RN. Coordenador do projeto educacional Inteligentes, junto à Rede Municipal de Ensino de Jaguaruana/CE. Possui mais de 20 anos de experiência na Educação Básica, como professor, coordenador e gestor escolar. Atua, ainda, na formação continuada de professoras e professores.