4º CURTA CAICÓ

DATA DE REALIZAÇÃO: 06 A 12 DE SETEMBRO DE 2021

LOCAL: FORMATO HÍBRIDO

A 4ª edição do Curta Caicó recebeu 797 inscrições de todas as regiões do país. A curadoria do festival foi formada pelos cineastas paraibanos Torquato Joel e Ed Júnior e pela jornalista pernambucana Priscila Urpia, responsáveis pela seleção potiguar. A curadoria nacional foi formada pelos realizadores Fagner de Oliveira, Joana Fernandes e Bucka Dantas.


Nesta quarta edição, o Curta Caicó aconteceu no período de 6 a 12 de setembro, em formato híbrido e, além dos debates on-line e mostras de fi lmes em plataforma virtual, o estival promoveu mostras presenciais em escolas locais de Caicó e outros espaços como no CASE (antigo CEDUC) e no Abrigo Dispensário Professor Pedro Gurgel.


Ao todo, 88 fi lmes foram divididos em duas mostras competitivas, Nacional e Potiguar, além de sete mostras paralelas, dentre as quais, as mostras Seridó e Nordeste. O festival também contou com duas mostras especiais.


O Festival realizou as seguintes ofi cinas: Produção Executiva, com Babi Baracho; Direção inematográfi ca, com equipe da Abdução Filmes; Som para audiovisual – da captação à pós produção, com Ricardo Felix; e Como escrever sobre cinema, com Marcelo Ikeda. Os filmes concorreram a várias premiações especiais como o Prêmio de Aquisição Elo Company, rêmio Místika, Prêmio Cardume e Prêmio do Centro Técnico Audiovisual. Houve também o Prêmio da Crítica, concedido pela ACCIRN – Associação de Críticas do Cinema do Rio Grande do Norte. O público também escolheu os vencedores do júri popular, mediante cadastro básico no www.curtacaico.com.br.


O festival realizou debates com os realizadores das mostras competitivas Nacional, Nordeste, Potiguar e Seridó. Também houve debates temáticos com a equipe de Sideral, curtametragem potiguar selecionado para o Festival de Cannes; sobre como viabilizar a produção audiovisual no cenário atual com os realizadores Cavi Borges (RJ), Sílvio Toledo (PB) e Dênia Cruz (RN); além de um debate sobre a importância das cinematecas, com Mary Land Brito da Cinemateca Potiguar, Fábio Velozzo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Débora Butruce, presidenta da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.


Os filmes selecionados para as mostras competitivas concorreram às seguintespremiações: Prêmio Místika de Pós-Produção com R$ 5.000,00 em serviços (validade de 1 ano) para o vencedor da Mostra Potiguar; Prêmio CTAV: Serviço de Mixagem de 20 horas para o melhor curta da Mostra Potiguar; Prêmio de Aquisição Elo Company na Mostra Nacional; Prêmio de Aquisição Cardume; e Prêmio do Centro Técnico Audiovisual.


O 4º Curta Caicó foi uma realização da Referência Comunicação e contou com patrocínio do Governo do Estado, Fundação José Augusto, Programa Cultural Câmara Cascudo, Slup Sorvetes, TIM MC Telecom e Eletrocenter. O festival também conta com os seguintes apoios: SESC, SEBRAE, Replac e Inplarn; e apoio cultural: Elo Company, Místika, Cardume, CTAV, IFRN, TVU, Inter TV e ACCIRN.

Márcio Lima

Graduado em Letras, professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura e Língua Inglesa na Educação Básica de Caicó/RN. Coordenador do projeto educacional Inteligentes, junto à Rede Municipal de Ensino de Jaguaruana/CE. Possui mais de 20 anos de experiência na Educação Básica, como professor, coordenador e gestor escolar. Atua, ainda, na formação continuada de professoras e professores.