3º CURTA CAICÓ

DATA DE REALIZAÇÃO: 08 DE AGOSTO A 12 DE SETEMBRO DE 2020

LOCAL: FORMATO HÍBRIDO

Ao todo, 662 filmes de todas as regiões do país se inscreveram nas mostras competitivas, contabilizando o novo recorde de inscritos para uma edição do festival. O evento foi realizado em ambiente digital no período de 8 a 16 de agosto e, ao todo, foram selecionados 15 curtas-metragens para as mostras competitivas e paralelas do festival.

O 3º Curta Caicó foi realizando no auge da pandemia de COVID-RN. Nesse sentido, o festival inovou ao criar uma plataforma de streaming com todos os filmes selecionados no festival, ampliando o alcance do Curta Caicó.

A sessão de abertura do festival foi histórica com a realização de uma Live sobre o filme caicoense “Boi de Prata”, com a presença do cineasta Walter Carvalho e da pesquisadora Flávia Assaf.

O festival também realizou várias oficinas em ambiente digital: Cinema Instantâneo em Casa (Nivaldo Rodrigues), Produção de Documentários (Dênia Cruz), Modelagem de Projetos Culturais (Nathália Santana) e Elaboração de Roteiros Criativos (Kennel Rógis), com apoio do Edital de Economia Criativa do SEBRAE -RN. Também foram realizadas a Oficina de inalização de Som para Cinema e TV com Alexandre Jardim, com apoio do Centro Técnico do Audiovisual.


A programação também contou com o Workshop “Tendência de Conteúdo no Brasil” com Barbara Sturm e “Caminhos para o sucesso no mercado de atuação”, dom Thardelly Lima; “Streaming e Tendências do Audiovisual” com Daniel Jaber, Lu Damasceno, Camila Nunes e Daniel Paes; “Cinema Potiguar em Pauta” Com Titina Medeiros, Buca Dantas, Geraldo avalcanti e Daniel Rezende; e “Case de Sucesso da Websérie potiguar Septo”, com Alice Carvalho, Babi Baracho, André Santos, Dênia Cruz e Mary Land Brito.

A edição de 2020, também realizou duas sessões Drive-In, no loteamento Serrote Branco, dias 11 e 12 de setembro. Na ocasião, foram exibidos o filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e “Frei Damião – O Santos Nordeste”. A atividade, pioneira na…

A 3ª edição do Curta Caicó concedeu as seguintes premiações: Prêmio de Aquisição Elo Company para o vencedor da Mostra Nacional; Prêmio Místika de Pós-Produção de Imagem para o vencedor da Mostra Potiguar; o Centro Técnico do Audiovisual (CTAv) concedeu a premiação de 20 horas de Mixagem de Som para o Melhor Filme Potiguar.
O festival também concedeu o Prêmio da Crítica da ACCIRN (Associação de Críticos de cinema do Rio Grande do Norte), além de premiações em diversas categorias nas mostras competitivas do festival.
Entre os homenageados da 3ª edição, o cineasta potiguar Buca Dantas e Walter Carvalho, que receberam o Prêmio Referência de Contribuição Artística.


O evento contou com patrocínio do Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e das empresas Eletrocenter, Rende Gás e Slup, através do Programa Cultural âmara Cascudo. O evento também contou com apoio do Edital de Economia Criativa do SEBRAE – RN, SESC RN, além dos seguintes apoios culturais: Místika, Elo Company, Centro Técnico do Audiovisual, ACCIRN, Cardume, UFRN e IFRN. O 3º Festival de Cinema Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação.

Márcio Lima

Graduado em Letras, professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura e Língua Inglesa na Educação Básica de Caicó/RN. Coordenador do projeto educacional Inteligentes, junto à Rede Municipal de Ensino de Jaguaruana/CE. Possui mais de 20 anos de experiência na Educação Básica, como professor, coordenador e gestor escolar. Atua, ainda, na formação continuada de professoras e professores.