A segunda edição do Curta Caicó foi realizada entre os dias 13 e 16 de junho de 2019, no entro Cultural Adjuto Dias, produzido pela Referência Comunicação. Na abertura do evento, ouve uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Parelhas.
Como primeira atividade o evento ofereceu, ainda no início do ano, uma ofi cina de roteiro inematográfi co com Torquato Joel, experiente cineasta paraibano, contando com alunos nscritos dos municípios de Natal, Jardim do Seridó, Cruzeta e Caicó. A ofi cina aconteceu raças a uma parceria entre a Referência Comunicação e ABOCA Audiovisual, com apoio da Fundação José Augusto e Centro Cultural Adjuto Dias.
Na etapa de inscrições, o festival recebeu 535 fi lmes de todas as regiões do Brasil para disputa nas mostras competitivas do festival. Uma das novidades desta edição foi a criação a Mostra Seridó, que surgiu com o objetivo de fomentar a produção regional. Além das ostras Nacional e Potiguar, o festival ainda criou mostras paralelas inspiradas em antigos cinemas de Caicó, como o São Francisco, Pax, Alvorada e Rio Branco. A programação ambém contou com uma sessão recorte da Mostra SESC de Cinema.
Ainda em parceria com o SESC RN, o festival realizou a ofi cina “Documentando” com o ineasta pernambucano Marlom Meirelles. A ofi cina teve como produto fi nal o curta- etragem Chico do Cinema.
O Governo do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, também fi rmou parceria com o Curta Caicó, viabilizando duas ofi cinas de audiovisual com Márcia Lohhs e Ernani Silveira.
Outra parceria importante nesta edição foi celebrada com o Canal Futura, através da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Na ocasião, o coordenador artístico do Futura, Márcio Motokane, realizou a ofi cina Criadores de Formatos Audiovisuais.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também celebrou parceria com o festival garantido a presença de equipe do programa Olhar Independente da TVU, que fez cobertura do evento para um programa especial da TV Universitária.
Entre as premiações, o festival realizou parceria com a Místika, que ofereceu R$ 5 mil em erviços de pós-produção de imagem para o vencedor da Mostra Potiguar. Outra premiação do festival foi o Prêmio de Aquisição Elo Company, para o vencedor da Mostra Nacional, que consiste na representação comercial em território nacional da obra escolhida pelo período de doze meses. Além das premiações nas mostras competitivas, a ACCIRN (Associação de Críticos de Cinema do RN) concedeu o Prêmio da Crítica, em diversas categorias. A segunda edição do Curta Caicó contou com apoio do Governo do RN, Fundação José Augusto, UERN, UFRN, Canal Futura, SESC RN, ACCIRN, Setcenas, ABDeC, Místika e Elo Company. A realização o evento foi da Referência Comunicação.
Graduado em Letras, professor de Língua Portuguesa, Redação, Literatura e Língua Inglesa na Educação Básica de Caicó/RN. Coordenador do projeto educacional Inteligentes, junto à Rede Municipal de Ensino de Jaguaruana/CE. Possui mais de 20 anos de experiência na Educação Básica, como professor, coordenador e gestor escolar. Atua, ainda, na formação continuada de professoras e professores.